sexta-feira, 4 de abril de 2008

Azulejos furtados foram recuperados através do SOS AZULEJO

Apenas um dia após o lançamento do site www.sosazulejo.com, foi recuperado um painel de azulejos furtado em 2001. Embora o painel não esteja completo, o site já começou a dar os seus frutos. Podem ver a notícia no referido site.
Esta é daquelas notícias que deixa qualquer um satisfeito.
Podem também consultar por lá alguns conselhos de prevenção criminal e de conservação, acessíveis a qualquer um.
O IPT é um dos parceiros deste projecto que visa à protecção e salvaguarda do património azulejar.

2 comentários:

Unknown disse...

Sobre o descaminho de azulejos e elementos arquitectónicos de edifícios históricos nacionais, recomenda-se a consulta ao site americano da actividade comercial do, até á pouco tempo, presidente da Associação Portuguesa de Antiquários, a quem a Polícia apreendeu o primeiro painel no âmbito do projecto "SOS Azulejo",onde se pode observar um inacreditável catálogo de peças desses géneros, actualmente á venda nos E.U.A. (e estas do estabelecimento de Palm Beach, pois as mais valiosas estão expostas em Manhattan).

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidar da licitude desta actividade, que não ponho em causa, é pertinente interrogarmo-nos sobre quantas destas exportações definitivas de património histórico-artístico com mais de cem anos, é que foram solicitadas, e autorizadas pelos serviços competentes do Ministério da Cultura ?

Antiquário que até presta serviços de consutadoria á PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

Peças que há cerca de duas décadas são sistematicamente furtadas em Portugal por catálogo e por encomenda, por elementos de uma organização criminosa internacional, constituida por bandos de gatunos operacionais, de etnia cigana, e seus associados italianos e dos Países Baixos, que os organizam e distribuiem a mercadoria ilícita pelo mercado mundial. Indivíduos sobejamente conhecidos das autoridades judiciais nacionais, e internacionais, e que estranhamente não são eficazmente combatidos. Sendo classificados de um "grupo de ladrões ainda não identificado" !

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

Faz-se entretanto pesquisa na net, designadamente na Ebay, para alegadamente cumprir e explicar o desempenho de funções, onde se detectam azulejos a vulso, produto da pequena delinquência, e "esquece-se" o impune "comércio a grosso" das obras de arte valiosas.

http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=6f951fda-f648-4302-a426-462c531a269d

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/roubo-de-azulejos-em-portugal-ameaca-patrimonio-historico-040262DCC16366?types=A&


Com consideração.

Ricardo Triães disse...

Concordo no geral com as suas observações e agradeço as sugestões, mas de referir que a pessoa que indica, não é de modo algum consultor do projecto SOS Azulejo, como essa figura nem existe no âmbito do projecto.
Efectivamente o problema que refere quanto ao furto não é um problema simples de resolver e será de esperar mais ocorrências infelizmente.
O projecto SOS Azulejo ao fim de 2 anos de existência e apenas com a boa vontade dos parceiros já apresentou alguns resultados, nomeadamente na divulgação e alerta para este problema.

Ricardo Triães